segunda-feira, 13 de abril de 2015

Reconstruindo Muros

Meditando no Livro de Neemias 1:3

O assunto deste tempo são as crises. O texto que acabamos de ver, foi muito pior. Imagine um país depois de uma guerra, totalmente devastado. O pior de tudo, que o templo de Jerusalém havia sido afetado e o povo vivia crises profundas. A cidade não tinha muros, tudo estava no chão. 
Neemias tinha sido levado cativo. 
A cidade estava sendo saqueada. Neemias chora diante de tudo que acontece. Tristeza, sensibilidade lhe acomete. 
Neemias não foi afetado por aquela crise, pois morava no palácio, era amigo do rei. Mas sofria pelo seu povo. 
O povo de hoje tornou-se insensível as necessidades do outro. Neemias sentiu profundamente com a igreja perseguida. 
O cenário era de miséria. Neemias nos ensinou coisas determinantes. 
Ele ora, jejua. O povo de Deus tem orado muito pouco. 

Precisamos voltar para uma vida de oração. Talvez porque somos um povo abençoado por DEUS, temos perdido a nossa sensibilidade. 
Neemias teve compaixão das pessoas, pelo momento que estavam vivendo. Sofriam porque viraram as costas para Deus. Nós sabemos porque nosso país está vivendo esta crise. 
Ha uma ditadura instalada. Um partido se apoderou do governo. 
Estamos sofrendo porque abrimos mão de valores que não poderíamos. Pagamos um preço alto pela institucionalização do pecado. 
Ocorre na câmara, projetos para arrebentar com a igreja de Jesus Cristo. Isso tudo acontece porque o povo não se posicionou. 
Ninguém tem uma agenda tao perversa quanto este governo. 
Deus nos deu bênçãos e o povo relaxou. Faltou compromisso com Deus. 

O que vai ser da geração futura? 

É tempo de quebrantamento, de oração, de nos humilharmos diante de Jesus. 
Sofremos porque o povo virou as costas para Deus. Precisamos entendermos a nossa dependência de DEUS. 

Neemias 1:6 
Somos um povo de DEUS, que professamos o nome do Senhor. Temos a responsabilidade de orar, pela nação, pelas autoridades constituídas. Não podemos nos excluir desta responsabilidade. 
É tempo de confissão. 
Quando os muros caem as cidades ficam sem proteção. Caíram os muros da moral, da decência, da integridade. 
Sofremos porque deixamos cair estes muros, não nos manifestamos. 
Não temos que lamentar o que passou. Temos que confessar nossos pecados e agir. 
Este é o tempo da igreja agir. 
Se colocar na presença do Senhor. Se acertar com Deus, corrigir os erros da sua vida e depois, reunir o povo e levantar os muros. 

Quais os muros que precisamos identificar e reconstruir? 

É tempo de viver o evangelho. É tempo de reconstruir os muros da santidade, da fidelidade. 
Sempre que queremos fazer a vontade de DEUS, enfrentamos oposição. Caímos quando perdemos o temor a DEUS. O dia que você começa a se envolver com o pecado, é o dia que você perdeu o temor a DEUS. A porta que fecha a cidade, é o temor a Deus. Se alguem perde o temor a Deus, deixa sua vida aberta à iniquidade. Precisamos colocar a nossa vida em ordem com Deus para que não venhamos a ser saqueados pelos nossos inimigos. 
Neemias sai da zona de conforto, vai para o quebrantamento, se abandona em Deus e chama o povo. Neste momento nós precisamos avançar, mas para isso, precisamos estar juntos na presença do Senhor. 
O povo de Deus não depende de governo, o povo de Deus depende do Senhor e Ele vai nos dar a vitória em nome de Jesus. 

( Pastor Nélio Monteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário